HOME Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz

 “A bondade é estimada também pelos homens maus, ainda que não as pratiquem”

APRESENTAÇÃO

Programa de aprendizagem profissional em nível de formação inicial e continuada na área de Serviços Administrativos, fundamentado na Lei 8069 de 13/07/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, na Lei 10.097/2000, no Decreto nº 5598 de 01/12/2005 e na Portaria 723 do MTE visando a inclusão social de adolescentes e sua inserção no mundo do trabalho.

Programa de aprendizagem profissional em nível de formação inicial e continuada na área de Serviços Administrativos, fundamentado na Lei 8069 de 13/07/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, na Lei 10.097/2000, no Decreto nº 5598 de 01/12/2005 e na Portaria 723 do MTE visando a inclusão social de adolescentes e sua inserção no mundo do trabalho.

 

 

 

 

 Depoimento do ex-educando do programa Jovem Aprendiz Jeferson Santos Neto, hoje funcionário contratado da empresa Döhler S.A.

 

É com grande satisfação que venho através deste, deixar meu depoimento a respeito do programa jovem aprendiz. Agradeço pelo conhecimento passado por todos os professores presente no curso e pela forma que as aulas foram dadas (exemplos práticos, apresentações, vídeos, bom humor, entre outros). A instituição sempre muito animada e todos que trabalham nela com disposição para sempre estar passando conhecimento para todos que entravam e se aconchegavam nela.

O ensino do curso ao decorrer de dois anos, tem principal objetivo preparar um jovem, para o mercado de trabalho. Desde o início da aprendizagem, o Dom Bosco executa esse plano com excelência, ensinando os jovens a se comportar na frente de outras pessoas, ensinando a dicção dos alunos em apresentações, ensinando a maneira correta de atender um simples telefonema e desta maneira prepara-o para as situações administrativas ou não dentro de uma organização.

Muito dos jovens tem uma primeira cobrança mais rigorosa no Dom Bosco, estão acostumados com pouca cobrança, o que não acontece em uma organização. Eu como jovem aprendiz do Dom Bosco adquiri muito conhecimento com os professores que passavam conhecimento com maestria. Durante meu contrato de aprendizagem, trabalhei no Departamento Pessoal da empresa Döhler S.A., com início em 05 de maio de 2016 e término de contrato em 28 de fevereiro de 2018.

Nos dias finais do meu contrato recebi a notícia de que a empresa Döhler gostaria de me efetivar como empregado, e ainda no mesmo setor em que fiz todo meu contrato de aprendizagem, não perdi tempo. O contrato encerrou em 28 de fevereiro de 2018 e em 01 de março de 2018 estava trabalhando efetivado. O Dom Bosco teve muita influência no início da minha carreira profissional, me preparou para o mercado de trabalho e com certeza alcançou mais um objetivo interno do Dom Bosco, a efetivação do jovem aprendiz.

Hoje mantenho lanços com a instituição, não podemos esquecer de onde viemos e manter nosso objetivo de onde queremos chegar. Trabalho na empresa Döhler S.A. fazem 6 anos, desde o contrato de aprendiz. Trabalhei no setor de Recrutamento e Seleção em um primeiro momento, cadastrando novos colaboradores, função extremamente importante para empresa se acontecesse um erro no cadastro inicial, este poderia dar um grande problema lá na frente. Me destaquei na função e passei a assumir mais funções, após dois anos efetivado, comecei a trabalhar no Departamento de Pessoal, parte processual da folha de pagamento. Algo de muita responsabilidade, hoje cuido de todas as férias da empresa, todas as rescisões e ainda auxílio na folha de pagamento de toda a empresa.

Mantenho lanços com o Dom Bosco por estar a frente do Programa Jovem Aprendiz na empresa Döhler S.A., já fui aprendiz, hoje sou responsável por todos que trabalham na empresa. Caso tenha algum problema, caso queiram alguma ajuda ou ainda caso queiram deixar sugestões para o programa, são orientados e me procurar. Toda a equipe do Dom Bosco é profissional e excelente de se trabalhar junto, quero manter esse contato sempre.

 

Meu agradecimento ao Dom Bosco e toda equipe que mantem essa estrutura que é muito grande!

 

Jeferson Santos Neto

Aprendiz na empresa Döhler S.A.

SISTEMA PREVENTIVO: MAIS DO QUE UM MÉTODO, UMA PROPOSTA DE VIDA.

Para fazer a diferença a gente pões a mão na massa

 



MAIS DETALHES

Protagonismo Juvenil

O curso de Assistente administrativo vinculado ao Programa Jovem Aprendiz busca levar o jovem a entender que ele precisa ser o protagonista de qualquer projeto em sua vida. Exercícios em grupos, trabalhos e dinâmicas buscam criar uma consciência de protagonista no jovem, para que ele seja o grande desenvolvedor de suas habilidades na construção de sua pessoa.

Espiritualidade

Trabalhar a espiritualidade dos jovens é necessária. Nossa maior missão é leva-los para Deus. Trabalhando com atenção ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso, nossa instituição desenvolve toda a sua ação a partir dos valores católicos baseados na vida de Jesus Cristo e de São João Bosco, levando os educandos a uma formação integral na construção de valores pessoais que refletem em todo o seu agir.

Vivência em Grupo

O trabalho com os educandos quer levá-los a uma consciência de que não somos ilhas, e que nossa formação humana se dá no contato com o outro. A necessidade de se aprender a trabalhar em grupo é gritante e urgente, principalmente nesse mundo tão individualista e polarizado como o nosso. Reconhecer o outro como diferente e ao mesmo tempo igual, e aprender a aceitar suas diferenças e conviver com elas é fundamental, na construção de pessoas abertas ao outro em um trabalho em equipe.